Login Pais/Alunos

Ex-alunos: Andreza Molina

Depoimentos 
Andreza Molina

Andreza Cesar Molina, ex-aluna do Externato Horto Florestal, em uma das grandes obras de infraestrutura que gerencia. Ela enfrentou o desafio de entrar numa profissão majoritariamente masculina e hoje é líder de projetos.

 

Andreza Cesar Molina, 32 anos, sempre pensou em estudar medicina. Até que no Ensino Médio se encantou pelas aulas de Física e decidiu que queria ser Engenheira Civil. Consultou um parente que já trabalhava nesta área, mas foi aconselhada a não seguir este caminho por ser, segundo ele, um ambiente “muito masculino”.

Ela então optou por fazer Desenho Industrial, voltado para a área de projetos. Trabalhou por seis anos nesta área, projetando móveis e fazendo campanhas publicitárias, mas o sonho de cursar Engenharia Civil continuava. Chegou até a fazer pós graduação em Marketing mas, ao terminar o curso, tomou a iniciativa de seguir seu sonho.

Andreza então começou sua segunda faculdade e, já no segundo ano, começou a trabalhar na área que tanto queira. Nesta época, ela trabalhava para a empresa WTorre, que tinha obras como Palestra Itália e Shopping JK Iguatemi. E esse foi só o começo, depois ela passou por outras grandes construtoras e também muitos obstáculos: “Adquiri experiências diversas, mas com muito esforço, pois trabalhava em obras complexas de infraestrutura, morando em alojamentos, enfrentando qualquer condição climática e muito preconceito e ameaças por ser mulher em cargo de gerenciamento de obras grandes de infraestrutura” – relata. Apesar de tudo, Andreza diz que sempre se sentiu realizada na profissão escolhida.

Andreza-Molina

Atualmente, ela é Gerente de Projetos e trabalha em todas as etapas do processo, desde fechamento de contratos até entrega de obras. Além disso, ela também presta consultoria para empresas estrangeiras e ministra aulas para engenheiros de Planejamento e Orçamentos de Obras no Instituto da Construção.

Ficamos muto felizes em saber que, de alguma forma, contribuímos para seu futuro: “O Externato Horto Florestal foi a melhor escola que estudei, entrei na então 2ª série e já havia passado por quatro escolas diferentes. Estudei de 1992 até 2002, completando o 3º ano do Ensino Médio. O impacto que a escola teve foi de 100%, pois durante os anos criei paixão pela matemática e encontrei meu caminho profissional, passei em todos os vestibulares que prestei sem cursinho, pois a escola me proporcionou todo conhecimento necessário” – nos contou Andreza.

Ela lembra que costumava adiantar o livro antes das aulas de Matemática “para ir pegando o jeito”. Mas nem só de números são feitas suas lembranças: “As minhas principais lembranças são os amigos que carrego até hoje, os festivais de Cover em que ganhamos vários (risos)… Foi a melhor época de todas.”

Com toda sua coragem e determinação, a mensagem dela para nossos atuais alunos só poderia ser de grande incentivo: “Persista no sonho de vocês e aproveitem muito essa fase tão gostosa e escola maravilhosa. Estudem muito, a hora é agora!” – finaliza.

Andreza, parabéns por ter permanecido firme em seus sonhos e convicções. Agora a temos como um lindo exemplo de que as mulheres podem ser, sim, quem elas quiserem!

Leia o post anterior:
Ex-alunos: Nataly Nakano

“O Externato foi meu berço e acredito que tenha ajudado a construir o meu ‘eu’ de hoje. Todas as minhas...

Fechar