Login Pais/Alunos

Ex-Alunos: Caio Tosta

Depoimentos 
Projeto-Ex-Alunos-1705

Caio Tosta, ex-aluno do Externato Horto Florestal, em entrevista para revista institucional da Bayer no início de seu novo desafio como Gerente de Marketing e Vendas em Barcelona, após ter trabalhado nas sedes de São Paulo e Lyon, na França.

 

Caio Tosta tem hoje 30 anos, mas na nossa memória ele ainda é aquele menino brincalhão e bem humorado que estudou no Horto “praticamente a vida toda”, como ele mesmo diz. Essas características não mudaram, mas Caio mudou muito. Mudou, inclusive, de país. Hoje vive em Barcelona, na Espanha, onde trabalha como gerente da região da Europa e África para a empresa Bayer.

Caio Tosta

O primeiro obstáculo veio logo no início da sua trajetória: “Por ter pai militar, sempre pensei que seguiria os mesmos passos, já que durante anos tínhamos essa tradição. Parece fácil decidir tomar outro rumo, mas foi extremamente difícil trilhar outro caminho e dizer ao meu pai que infelizmente tinha outro sonho e não seguiria a carreira militar” – conta.

Caio então cursou Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e fez diversos estágios na área. Mas ele sonhava grande e, assim, decidiu vender tudo o que tinha conquistado até então para estudar 6 meses na Irlanda e aperfeiçoar o inglês, o que foi para ele uma experiência transformadora: “Os 6 meses viraram 2 anos, voltei muito mais maduro e também voltei preparado para entrar em qualquer empresa”.

Deu certo. Há oito anos ele trabalha para a Bayer, tendo entrado como trainee em Marketing, depois Coordenador, Gerente Junior e hoje Gerente de Marketing e Vendas. “Tudo isso só foi possível graças à atitude de não seguir o que os outros achavam que fosse o melhor para mim, mas o que o coração dizia! Acredito que o maior obstáculo que nós temos sempre é vencer nós mesmos, nos desafiando a seguir o instinto do que já sabemos que é o certo” – diz Caio.

Projeto-Ex-Alunos-1702

Da mesma forma que lembramos muito bem dele, ele também tem lembranças do nosso trabalho em desenvolver valores e autoconfiança: “O que mais me marcou no Horto foi o foco em construir valores fortes com os alunos e o olhar individual. Sempre senti que eu era o Caio e todos me tratavam como o Caio, da moça da recepção até a tia da cantina”.

Ele também lembra que adorava a semana dos campeonatos esportivos: “Morria de ansiedade esperando essa semana chegar!”. A paixão por esportes continua. Caio joga futebol pelo menos duas vezes por semana em Barcelona, mas também viaja bastante a passeio com a esposa, que está grávida.

O futuro papai deixou uma mensagem para os nossos alunos, mas que serve para todo mundo: “Tenha um propósito. Com um PORQUÊ forte, nos momentos de dificuldade e obstáculos, você consegue ultrapassá-los, e este PORQUÊ deve estar ligado ao que você quer realmente SER, e não a uma conquista material, que ao longo do tempo se enfraquece. Hoje, mesmo com uma posição bacana, o que mais me faz sentir bem, não é o meu salário no final do mês, mas as experiências que pude viver e proporcionar para as pessoas que amo e estão por perto”.

Caio, temos certeza que os valores que carrega consigo, tão marcantes na sua forma de enxergar a vida, os guiarão para uma realização plena. Parabéns e felicidades!

Leia o post anterior:
Ex-alunos: Maria Fernanda Xavier

“A escola fornecia diversas oportunidades de discutirmos as escolhas dos cursos, profissões e faculdades, como por exemplo debates junto aos...

Fechar