Login Pais/Alunos

Ex-alunos: Nataly Nakano

Depoimentos 
Nataly-01

Nataly Mieko Nakano, ex-aluna do Externato Horto Florestal em seu estágio durante o curso de Enfermagem pela USP, conquistado com muita determinação e disciplina.

 

A Nataly, 22 anos, também sempre foi muito especial pra gente. Assim como tantos outros alunos, ela entrou no Horto bem pequena, na Educação Infantil e ficou conosco até o último ano do Ensino Médio. “O Externato foi meu berço e acredito que tenha ajudado a construir o meu ‘eu’ de hoje. Todas as minhas recordações durante a minha época de escola estão no Externato” – conta ela.

Acompanhar o desenvolvimento dos alunos e vê-los enfrentar os desafios com maturidade é muito gratificante para nós. Ela percebeu cedo que é preciso batalhar pelo que queremos: “Tudo que é mais difícil, mais árduo, mais trabalhoso e até mesmo ‘mais chato’, no futuro traz recompensas incríveis”, conta ela que se dedicou muito no último ano do Ensino Médio e chegou a ficar chateada por não ter uma vida social tão badalada na época. O empenho gerou frutos, ela entro na Universidade de São Paulo (USP) para cursar Enfermagem e diz que valeu a pena: “Foi o melhor presente que eu já me dei, até então. E o tempo ‘perdido’ durante o ano preparatório para o ingresso na faculdade é reposto mil vezes”.

Nataly-02

Nataly nos contou que sempre quis fazer este curso, espelhando-se em sua mãe, que também é enfermeira. Ela acredita que essa vontade de se doar e ajudar o próximo foi desenvolvida desde há muito tempo. Mas mesmo assim, para chegar até onde está hoje, passou também por uma mistura de sentimentos, como inseguranças, dúvidas, medos, incertezas e algumas certezas também. “Estar em uma profissão na área de saúde, requer muito determinação, responsabilidade, segurança e empatia. É preciso saber muito e ser humano” – relata.

Ela compartilhou conosco vários detalhes sobre a profissão, explicando que a enfermaria é composta por: enfermeiro chefe, enfermeiro, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem e é de responsabilidade desse setor a administração de medicamentos, higienização do paciente, alimentação e outros procedimentos (as quais somente o enfermeiro é apto a realizar), como cateterismo vesical, sondagem nasogástrica/nasoentérica, entre outros. Nataly já colocou em prática estes procedimentos, pois participa de estágios desde o primeiro ano da faculdade. Pela Universidade, ela também já participou de visitas domiciliares a famílias cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde e também já acompanhou consultas de enfermagem, triagem e exames em gestantes.

Nataly-03

Conforme o curso chega ao fim, ela terá atuado nas áreas mais importantes do hospital, como a ala cirúrgica, psiquiátrica, pediátrica, etc. Ela explica que a enfermagem é uma área bem ampla, podendo atuar em hospitais, em domicilio, em postos de saúde, além das diversas especializações tais como: neonatologia, gerontologia, pediatria, cirurgia, urgência e emergência, psiquiatria, obstetrícia, ginecologia, etc, trabalhando em parceria com outros profissionais da área de saúde e formando, então, uma equipe multiprofissional e indispensável.

Nataly também compartilhou conosco um aprendizado valioso que sempre recebeu dos seus avós e dos seus pais: “O estudo deve ser colocado em primeiro lugar, porque nós estamos sujeitos a perder tudo em algum momento na vida (por diversas questões), mas o conhecimento adquirido jamais é tirado de si” – afirma.

Parabéns, Nataly, seus pacientes terão muita sorte de serem assistidos por uma profissional tão bem preparada e focada como você. Continue cultivando o conhecimento para crescer nesta linda profissão que requer muita valentia. Temos certeza que você fará muita diferença na vida de muitas famílias e colecionará histórias gratificantes ao longo da vida!

Leia o post anterior:
Dia do Era Uma Vez…

Para comemorar a finalização do nosso livro gigante de autoria coletiva, fizemos uma Festa à Fantasia. Foi um dia dedicado...

Fechar